TELEFONAR WHATSAPP ORÇAMENTO


Construção em LSF


A evolução dos métodos de construção são uma constante!

Embora os métodos tradicionais continuem a ser utilizados e a renascer, hoje em dia existem várias técnicas e materiais que podem dar asas à imaginação aos arquitetos pelos quatro cantos do mundo, e que permitem construções num curto espaço de tempo, como nunca antes visto.

LSF é a sigla que designa as iniciais da expressão inglesa Light Steel Frame, que significa, estrutura de aço leve. Este método de construção tem como base a utilização do aço como principal elemento estrutural. É fabricado em molde de chapa com uma espessura fina, enformada a frio.

Por outras palavras, significa que uma estrutura dita “normal” é habitualmente feita com ferro e betão, no LSF toda a construção é feita de elementos em aço, que têm o nome de perfis. Estes perfis são enformados por quinagem ou perfilagem, depois unidos por parafusos que dão origem as estruturas. Estas estruturas são revestidas tanto no seu exterior como no seu interior com materiais de grande qualidade e produção industrial.

Light não significa apenas leveza do material, mas sim de toda a estrutura metálica e a sua construção. Este método é utilizado em edifícios com pouco peso e com pouca altura.

LSF



As Vantagens:


Segurança estrutural

Devido à leveza pode ser posta em causa a sua resistência estrutural das estruturas LSF, que são muito seguras. Esta resistência e segurança é proporcionada pelo aço, que não é muito diferente das estruturas convencionais. Em LSF a segurança é feita pelo aço galvanizado, em perfis e vigas com espaçamento de cerca de 60 cm. Enquanto que, na construção tradicional a segurança da estrutura é feita por barras de ferro inseridas em pilares de cimento. A estrutura em LSF não necessita de cimento, é mais leve, e resistente a terramotos, as paredes exteriores são a estrutura do edifício, repartem o peso das placas e andares. Como se fosse uma jaula gigante, flexível, reforçada pelo revestimento das placas estruturais, o que vai diminuir o risco de quebras e fraturas. Em resumo: devido a todas as características, desde a distribuição dos elementos mais pesados na base, distribuição de cargas por toda a estrutura, a flexibilidade e maleabilidade do metal em que as conexões não são regidas, faz com a estrutura LSF seja tão segura, ou mais, que as construções tradicionais.


Conforto

São conhecidas pelo seu isolamento térmico, sinonimo de poupança energética. O material de isolamento exterior é o poliestireno expandido, e o interior é feito de placas de gesso laminado e lã mineral, o que vai gerar o isolamento térmico. A contribuir para um isolamento térmico constante e eficaz, as janelas e portas são de vidro duplo. As construções LSF são consideradas como construção sustentável e amigas do ambiente. Também garantem o isolamento sonoro, interior, exterior e entre divisões.


Rapidez de construção

Escolha a rapidez. Já ouviu falar em construções modulares? São parcialmente feitas em LSF são de construção rápida e eficaz. Nem toda a construção LSF é modular ou pré-fabricada, a maioria é feita e erguida no local da obra. Então o que torna o processo tão rápido? O facto de ser um material muito leve, é um dos fatores que diminui o tempo de construção. Outro fator é o seu sistema de fixação rápida, mecânicos, faz com que não seja necessário tanto tempo para a secagem do cimento. Também as argamassas de secagem rápida, a facilidade de inserir tubagens, entre outras técnicas inovadoras, contribuem para a rapidez de construção.


Bom desempenho perante incêndios

Tem maior resistência a efeitos de calor, devido ao gesso, fibras minerais e as proteções, em caixão ou em resguardos em todas as superfícies, que ajudam a conseguir uma alta temperatura de fusão, que diminui a capacidade de se deformarem sob temperaturas elevadas. Mais vantagens, condições favoráveis de aderência às estruturas onde são aplicadas e mais resistência a longo prazo a efeitos climatéricos, químicos, choques, etc.


Durabilidade

Esta estrutura é feita de elementos muito resistentes e duráveis, consegue dar créditos em termos de segurança, funcionalidade e estética, com baixo custo de manutenção, a longo prazo.


Versatilidade

De fácil manutenção, é bastante eficaz em obras de reabilitação, sendo mais económico que a construção, dita, tradicional.


Desvantagens

Apesar de todas as suas vantagens, como em tudo, também tem algumas limitações: - Não é indicada para edifícios muito altos, pois pode pôr em causa a estabilidade da estrutura, mesmo assim, é possível contornar, incluindo elementos com maior rigidez. O seu uso é aconselhado na construção de habitações com um ou dois pisos, cave e sótão. - Limitação na abertura de vãos, uma vez, que pode pôr em causa a distribuição de forças pela estrutura do edifício. No entanto, um arquiteto pode ter a solução para esta questão, sem colocar em causa a sua resistência a um sismo. - É necessário o uso de soluções especiais para evitar a fraca inércia térmica (variações térmicas do edifício no seu interior). - É obrigatório o uso de caixilharia e vidros eficientes.


Aplicações

Construção de habitações residenciais, uma vez que não é indicado na construção de edifícios em altura.


Reabilitação

LSF tem uma forte incidência para a remodelação de edifícios antigos, devido à sua leveza por serem pouco agressivos para estruturas menos resistentes. É também usada em construção de raiz.


Armazéns e edifícios industriais

Devido à sua rapidez de montagem e a pouca altura dos armazéns, a construção destes edifícios é feita em LSF, o custo pode ser elevado e pode levar o proprietário a desistir. Se está interessado neste tipo de construção e material LSF, a House Reno pode ter a solução que procura! Diga-nos qual é o seu projeto e como o podemos ajudar!

Sónia Pena | 29 April de 2020